Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Acontecimentos entre AC e 0 > Bronze
Bronze



Idade do Bronze - 2.000 anos A.C.
A liga do bronze resulta da fusão do cobre com o estanho, produzindo um metal duro e flexível e de mais rápida fundição, vindo este a substituir o cobre no início do século II a. C.. Desenvolve-se por isso o comércio do estanho.

As sociedades complexificam-se e hierarquizam-se cada vez mais. Surgem os casais agrícolas praticantes da agricultura e pastorícia dependentes de um centro urbano. Tornam-se sociedades guerreiras e isso é atestado pelo espólio encontrado, sobretudo punhais, pontas de lança, capacetes e armas diversas.

Em Lisboa os vestígios desta época são reduzidos. Foram descobertos partes de um túmulo na Tapada da Ajuda perto do alto da Casa Branca, composto por oito pedras que formavam as paredes, cobertas por três pedras que compunham a tampa da cista. Este túmulo continha um esqueleto feminino e uma ponta de seta.

Na jazida da Tapada da Ajuda II, no Instituto Superior de Agronomia, encontraram-se fragmentos de foices denticuladas, raspadores, percutores, cerâmica lisa, taças carenadas, vasos esféricos, restos de fauna como ovelhas, bois, porco, cão, lobo, veado e sapo.
Foi também  achado na Tapada da Ajuda um povoado sem muralha, datado entre 905 e1530 a.C., onde se recolheu foices com dentado de sílex, escória, uma argola de bronze, cerâmica de manufactura manual e cerâmica brunida.

No Túnel do Rossio também se encontraram artefactos atribuídos a este período.

Bibliografia:
SANTOS, Manuel Farinha dos, Lisboa evolução: Lisboa pré romana in SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (Dir.), Dicionário da História de Lisboa, Sacavém, Carlos Quintas & Consultores, Lda., 1994, pp. 499-503.
MOITA, Irisalva, Das origens pré-históricas ao domínio romano in MOITA, Irisalva (Coord.), O Livro de Lisboa, Lisboa, Horizonte, 1994, pp. 25-31.
CARDOSO, João Muralha, A Carta Arqueológica do Concelho de Lisboa in Revista Municipal, S. 2, A. XLIX, n.º 23 (1.º trimestre 1988), pp. 3-15.
CARDOSO, João Muralha, A Carta Arqueológica do Concelho de Lisboa in Revista Municipal, S. 2, A. XLIX, n.º 24 (2.º trimestre 1988), pp. 3-25.
Placa de xisto encontrada por Georges Zbyszewski. CARDOSO, João Muralha - Carta Arqueológica do Concelho de Lisboa in Lisboa: Revista Municipal. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa. S. 2, Ano XLIX, n.º 23 (1.º trimestre 1988) p.7.


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com