Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Acontecimentos entre AC e 0 > Mesolítico
Mesolítico
Parque Florestal de Monsanto, industria microlítica de sílex, Ferreira da Cunha, [ant. 1944], Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A5623
Parque Florestal de Monsanto, industria microlítica de sílex, Ferreira da Cunha, [ant. 1944], Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A5623

Mesolítico - 7.500 anos A. C.
Este período cronológico situa-se entre os 7.500 e 5.000 anos A. C. (antes do Cristo).

Os materiais líticos característicos desta cultura são os micrólitos em forma de trapézio, e em triângulo, as lâminas, os arpões e as lanças.

No final do Paleolítico Superior, há cerca de 10.000 anos, o clima sofreu grandes alterações. A temperatura aumentou e a pluviosidade era intensa. A floresta temperada desenvolveu-se rapidamente.

O modo de vida alterou-se significativamente. As comunidades humanas passaram a explorar vários nichos ecológicos. Caçavam, pescavam, colhiam bagas e frutos. Exploravam recursos alimentares de estuários e de bosques, como os cervídeos, javalis, coelhos, lebres, peixes e bivalves.

Em Lisboa existem vestígios desta cultura no Alto das Perdizes no afloramento basáltico sobre São Domingos de Benfica, a norte de Monsanto; na Junqueira, em terrenos basálticos entre a fábrica de H. Vaultier e a Companhia do Ar Líquido na Quinta do Almargem e o Estádio das Salésias; na Mina no muro norte da Tapada da Ajuda; em Terras do Almotiva e no Pinhal da Charneca a oeste do Aeroporto de Lisboa e a este da Quinta da Musgueira ainda na bacia da Ribeira de Alcântara.

Bibliografia: 
CARDOSO, João Muralha, A Carta Arqueológica do Concelho de Lisboa in Revista Municipal, S. 2, A. XLIX, n.º 23 (1.º trimestre 1988), pp. 3-15.
CARDOSO, João Muralha, A Carta Arqueológica do Concelho de Lisboa in Revista Municipal, S. 2, A. XLIX, n.º 24 (2.º trimestre 1988), pp. 3-25.
ARNAUD, José Morais, As comunidades mesolíticas do Vale do Tejo in Lisboa subterrânea, Museu Nacional de Arqueologia, Milão Electra, 1994, pp.. 45-49.


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com