Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Acontecimentos entre AC e 0 > Paleolítico Superior
Paleolítico Superior



Paleolítico Superior - 35.000 anos A. P.
Este período cronológico entre os 35.000 e 10.000 anos A. P. (antes do presente), corresponde ao tipo humano Homo sapiens sapiens, ou seja, a nós próprios e às culturas líticas aurignacense, perigordense, gravetense, solutrense, languedocense e magdalenense.

Estes homens paleolíticos da nossa espécie são popularmente conhecidos por Homens de Cro-Magnon. Originários de África, entraram no Leste da Europa há quase 50.000 anos e expandiram-se para Ocidente. Trouxeram uma cultura material muito diversificada (inclusive de osso e haste de cervídeo); modos novos de aproveitamento dos recursos naturais ao longo das diferentes estações do ano; e sobretudo uma espiritualidade e um pensamento abstracto que resultou na execução de obras de “arte”, gravuras, pinturas e esculturas.

Os materiais líticos característicos destas culturas são os núcleos, as lascas, as lâminas, as raspadeiras, os raspadores, as pontas de seta, as folhas de loureiro, as folhas de salgueiro, os buris, os furadores, trabalhos em osso, facas e percutores.

Existem achados do Paleolítico Superior nos seguintes locais:
- Vale de Alcântara, na colina setentrional do Castelo de São Jorge;
- em torno da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa;
- no Alto das Perdizes no afloramento basáltico sobre São Domingos de Benfica;
- na Junqueira;
- no Pinhal da Charneca a oeste do Aeroporto de Lisboa e a este da Quinta da Musgueira ainda na bacia da Ribeira de Alcântara;
- Av. 24 de Janeiro;
- no Bairro da Boavista em Monsanto;
- nos Inválidos do Comércio;
- na Tapada da Ajuda;
- no Moinho das Cruzes em Benfica;
- no Moinho do Alferes nos Montes Claros;
- em Vila Pouca na Serra de Monsanto até ao Vale de Alcântara;
- nos terrenos em redor do Parque Infantil do Alvito;
- em Sete Moinhos perto do Viaduto Duarte Pacheco.

Bibliografia:
SANTOS, Manuel Farinha dos, Lisboa evolução: Lisboa pré romana in SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (Dir.), Dicionário da História de Lisboa, Sacavém, Carlos Quintas & Consultores, Lda., 1994, pp. 499-503.
MOITA, Irisalva, Das origens pré-históricas ao domínio romano in MOITA, Irisalva (Coord.), O Livro de Lisboa, Lisboa, Horizonte, 1994, pp. 25-31.
CARDOSO, João Muralha, A Carta Arqueológica do Concelho de Lisboa in Revista Municipal, S. 2, A. XLIX, n.º 23 (1.º trimestre 1988), pp. 3-15.
CARDOSO, João Muralha, A Carta Arqueológica do Concelho de Lisboa in Revista Municipal, S. 2, A. XLIX, n.º 24 (2.º trimestre 1988), pp. 3-25.


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com