Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Locais de Culto > Mosteiros > G a N > Jerónimos (Mosteiro dos )
Jerónimos (Mosteiro dos )
O Mosteiro dos Jerónimos, s.a, s.d, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A12991
O Mosteiro dos Jerónimos, s.a, s.d, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A12991

Localização
Praça do Império - Mosteiro dos Jerónimos
Freguesia: Santa Maria de Belém

Autoria
Diogo Boitaca, João de Castilho, Diogo de Torralva

Data
Século XVI


Em 1495, o rei D. Manuel I pediu autorização ao Papa Alexandre VI para construir um mosteiro da Ordem de São Jerónimo junto ao local de onde partiam as diversas expedições marítimas na conquista e no descobrimento de novos territórios.
Em 1502 foi lançada a primeira pedra correspondente à primeira fase da construção do edifício, 1500-1516, que coincidiu também com a chegada de Vasco da Gama da Índia.
No projecto inicial estava prevista pelo menos a construção de quatro claustros e de quatro dormitórios, para uma comunidade de 100 monges, mas no resultado final, apenas se construiu um claustro e um dormitório, para além da igreja, do coro, sacristia e refeitório.
Do mosteiro actual salienta-se a Igreja, num gótico renascentista manuelino, cuja parte mais notável, a fachada lateral com o seu portal, verdadeiro retábulo lavrado, em arquivoltas, apresentando o escudo das armas do rei D. Manuel.
No portal o tema principal é a Nossa Senhora dos Reis ou Santa Maria de Belém com o Menino e no remate o Arcanjo São Miguel, Anjo Custódio de Portugal, protector e defensor da Igreja Católica, solenidade instituída pelo rei D. Manuel I.
De cada lado do portal, em nichos, o rei fundador do mosteiro e a sua segunda mulher, a rainha D. Maria de Castela.
O interior da igreja, de três naves com uma única abóbada polinervada é o verdadeiro panteão do fundador e da sua família que se encontram na capela-mor a ladear o famoso sacrário de prata do século XVII.
O mosteiro dos Jerónimos está classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.

Bibliografia
SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, 1.ª ed., Sacavém, Carlos Quintas & Associados – Consultores, 1994, pp. 477-480.
FREITAS, Eduardo, CALADO, Maria, FERREIRA, Vitor Matias, Lisboa: freguesia de Belém, Lisboa, Contexto Editora, 1993, pp. 49-50.

Ver mais fotos do Mosteiro dos Jerónimos



Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com