Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Toponímia > Ruas/Calçadas > O a Z > Palma (Rua da )
Palma (Rua da )
Rua da Palma, Eduardo Portugal, s.d., AFML - B094406
Rua da Palma, Eduardo Portugal, s.d., AFML - B094406

Rua da Palma
O seu nome pode ter origem ou, na fama da veneranda palma que terá desabrochado junto do túmulo do cavaleiro alemão Henrique, companheiro de armas de Dom Afonso I, morto durante a conquista de Lisboa e sepultado no convento de São Vicente; ou no nome de uma família de origem genovesa (cerca de 1384) que nesta zona terá sido proprietária de casas e hortas.
Rasgada algures no séc. XVI, onde antes houve hortas, pequenos quintais, e parte da Mouraria, foi ganhando espaço e, de rua pequena e tortuosa, transformou-se em via ampla que sai da rua Barros Queiroz, percorre a praça Martim Moniz e finda no largo do Intendente.
Freguesia: Santa Justa; Anjos
Bibliografia
AUGUSTO-FRANÇA, José, 28: Crónica de um percurso sétima colina, Lisboa, Livros Horizonte, 1998, p. 13.
CASTILHO, Júlio de, Lisboa antiga: bairros orientais, III e VIII volumes, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 1937- 1939.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com