Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Equipamentos > Cinemas > A a F > Cine Ginásio
Cine Ginásio
Cine Ginásio, s.a., ant. 1921, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A20157
Cine Ginásio, s.a., ant. 1921, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A20157

Localização
Rua Nova da Trindade/Rua da Misericódia

Autoria
João Antunes

Data
1846

A temporada teatral de 1930-31, marca o termo da exploração do Gymnasio como sala de teatro, dando assim lugar ao género cinematográfico.
Após alguma polémica devido ao encerramento das salas de teatro que davam lugar a cinemas, assiste-se em 1934, sob a responsabilidade de A. Brandão Teixeira e J. Moreira da Cruz, à exploração cinematográfica, passando o espaço a designar-se por Cine Ginásio.
A exploração como cinema foi-se mantendo até aos anos 50, altura em que foi oficialmente classificado como cine-teatro, o que implicava a realização de uma temporada de teatro de 3 meses no ano.
Nos anos 80, o seu interior é desmantelado mantendo-se, no entanto, a sua fachada. O seu espaço virá mais tarde a ser transformado num centro comercial.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com