Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Equipamentos > Cinemas > O a Z > Salão Lisboa
Salão Lisboa
Salão Lisboa, Mário Novaes, 1949, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A12538
Salão Lisboa, Mário Novaes, 1949, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A12538

Localização
Rua da Mouraria

Autoria
José António Pedroso

Data
1916

Conhecido como “Cinema Piolho”, é o primeiro recinto especialmente construído para o espectáculo cinematográfico.
Situava-se na Rua da Mouraria, entre as Escadinhas da Saúde, o Antigo Beco do Cascalho e a Rua das Fontainhas a S. Lourenço.
Propriedade da Empresa Salão de Lisboa, Lda., de Henrique O’Donnell e Victor Cunha Rosa, abre as suas portas ao público em 1916, com sessões às quintas-feiras, sábados e domingos. O público era essencialmente jovem, o que fazia com que os filmes de acção fossem o essencial da sua programação.
Em finais de 1928, iniciam-se obras de melhoramento no seu interior, como forma de corresponder às exigências do público e ao aparecimento de novas salas. 1932 será o ano em que se introduzem novas alterações, principalmente na fachada.
Até 1972, o Salão Lisboa continua nas mãos da família O’Donnell, altura em que suspende a sua exploração cinematográfica, passando aí a funcionar um armazém de revenda que, no entanto, continuou a manter na frontaria o nome de “Salão Lisboa”.



Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com