Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Equipamentos > Cinemas > O a Z > Salão Ideal
Salão Ideal
Salão Ideal, Arnaldo Madureira, 1961, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A33018
Salão Ideal, Arnaldo Madureira, 1961, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A33018

Localização
Rua do Loreto, nº 15-17

Data
1904

É o primeiro salão concebido para a exibição cinematográfica. No ano de 1904, João Freire Correia adquire um recinto abandonado na Rua do Loreto, nº 15-17, inaugurando aí o Salão Ideal, sala que mais tarde dará lugar ao Cine Camões e que se mantém até finais dos anos 90.
Entre 1904 e 1908, assistiu-se a um verdadeiro sucesso deste espaço; no entanto, em 1908, começa um período de declínio na frequência do público, em grande parte devido à abertura de novas salas.
Júlio Costa, considerado o primeiro industrial de cinema e responsável pela Empresa Cinematográfica Ideal, adquiriu juntamente com João Almeida, o barracão e anexos do cinema, fundando a empresa Almeida & Costa. A renovação do espaço começou, originando um ambiente mais acolhedor de forma a atrair os espectadores que tinha perdido.
A grande atracção do momento, foi a introdução do “cinematógrafo falado”, que consistia num grupo de pessoas que atrás do ecran íam fazendo os ruídos e sons adequados ao filme.
O sucesso foi tal que, segundo Júlio Costa, o elevador que ligava o Camões à Estrela, viu-se muitas vezes obrigado a suspender o seu percurso devido à multidão que impedia a sua passagem.
Em 1912, já com a sociedade de Júlio Costa e Carlos Carvalho, efectuaram-se novas obras de remodelação, introduzindo-se também um quarteto que acompanhava os filmes e animava musicalmente os intervalos.
Um dos seus primeiros grandes êxitos seria o filme “A vida de Cristo”.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com