Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Equipamentos > Teatros > O a Z > Salitre (Teatro do )
Salitre (Teatro do )
Teatro do Salitre, imagem retirada do sitío da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dia 09/02/06
Teatro do Salitre, imagem retirada do sitío da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dia 09/02/06

Localização
Rua do Salitre

Autoria
Simão Caetano Nunes

Data
1782

O Teatro do Salitre, ou Teatro das Variedades como foi mais tarde conhecido, foi um dos mais carismáticos espaços teatrais, dos finais do século XVIII e durante quase todo o século XIX.
Erigido por João Gomes Varela, o edifício não possuía características arquitectónicas de relevo. Segundo Gustavo Matos Sequeira era um espaço apertado, feio, sem atractivos. Ter-lhe-á valido o seu variadíssimo reportório. Dedicando-se sobretudo à comédia, apresentou óperas, dramas, vaudevilles, danças, malabarismos e apresentações de animais. Conseguiu atrair diversas camadas da população lisboeta.
Durante a segunda metade do século XIX, verifica um certo abandono. Em 1880, com a abertura da Avenida da Liberdade, o edifício foi demolido.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com