Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Equipamentos > Cemitérios > A a F > Ajuda (Cemitério da )
Ajuda (Cemitério da )
Cemitério da Ajuda, 1941, Eduardo Portugal, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - B096937 (Clicar para ampliar)
Cemitério da Ajuda, 1941, Eduardo Portugal, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - B096937 (Clicar para ampliar)

Localização
Calçada do Galvão, Ajuda

Localizado na freguesia da Ajuda, muito perto do Palácio Nacional da Ajuda, este Cemitério começou por ser o cemitério dos servidores da Casa Real e dos pobres das freguesias da Ajuda e Belém, mandado construir pela Rainha D. Maria I. Logo na entrada do Cemitério, é possível detectar alguns elementos arquitectónicos e ornamentais que ligam as duas construções, reflectindo o neoclassicismo da época.

Com a legislação de Rodrigo da Fonseca Magalhães, estabelecendo a obrigatoriedade do estabelecimento de cemitérios públicos, a necrópole passa para administração municipal. Extinto o antigo concelho de Belém, do qual Alexandre Herculano foi presidente, a sua administração fica a cargo do município de Lisboa.

Servindo os bairros populares da Ajuda, Alcântara e Belém, este carácter marca igualmente o Cemitério, possuindo, no entanto, alguns exemplares arquitectónicos de interesse, construídos nas imediações da capela.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com