Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Locais de Culto > Sinagoga
Sinagoga
Sinagoga de Lisboa, Paulo Guedes, 1903, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A9747
Sinagoga de Lisboa, Paulo Guedes, 1903, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A9747

Localização
Rua Alexandre Herculano nº59
Freguesia: São Mamede

Autoria
Arquitecto Miguel Ventura Terra

Data
1904

A primeira notícia sobre a sinagoga de Lisboa, de nome "Shaaré Tikvá", que significa "Portas da Esperança", data de 1901, e refere-se a uma escritura de compra de um terreno no prolongamento da Rua Alexandre Herculano.
Nesta época, a lei não permitia que um lugar de culto não católico, tivesse a sua entrada principal virada para a rua. Miguel Ventura Terra, o arquitecto que projectou o edifício, resolveu o problema construindo um pequeno pátio interior, para o qual dava a entrada do templo, e cujo portão alto, este sim para a rua, não deixava antever o seu espaço interior.
A inauguração oficial da sinagoga deu-se em 1904, com a presença  de toda a Comunidade Israelita de Lisboa. A Sinagoga, espaço de  culto, de referência e de recolhimento, agora e desde sempre, foi  bem acolhida pelos lisboetas e fundamental para os que fugiram da ameaça nazi na segunda guerra mundial (1939-1945).

Ver mais fotos da Sinagoga de Lisboa

Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com