Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Arte Pública/Escultura > Estátuas > G a N > Neptuno
Neptuno
Estátua de Neptuno, Judah Benoliel, 1950, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A13288
Estátua de Neptuno, Judah Benoliel, 1950, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A13288

Localização
Largo de D. Estefânia
Freguesia: São Jorge de Arroios

Autoria
Joaquim Machado de Castro

Inauguração
1771

Estátua de mármore de Carrara organiza-se sobre duas taças, num estilo barroco, onde se evidencia a força de um Deus mítico. A peça é ainda composta por uma concha evocativa do carro real. O tridente colocado nas mãos de “Neptuno” tem uma forte analogia com o raio de Zeus.
Inicialmente esta peça localizou-se na Mãe d’ Água às Amoreiras. Em 1866 passou para o Museu Arqueológico do Carmo, sendo deslocada em 1881 para o Jardim da Estação Elevatória das Águas dos Barbadinhos, onde permaneceu até 1940. Em 1950 fixou-se definitivamente no Largo D. Estefânia.

Bibliografia
FERREIRA, Rafael Labourde e VIEIRA, Vítor Manuel Lopes, Estatuária de Lisboa, 1ª. ed., Lisboa, Amigos do Livro, Lda., 1985, p. 206.
Estatuária e Escultura de Lisboa – Roteiro, 1ª ed., Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa – Património Cultural, 2005, p. 104.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com