Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Palácios > Palácios > O a Z > Pombal (Palácio)
Pombal (Palácio)
Palácio Pombal, Horácio Novaes, 1940/1949, A11691
Palácio Pombal, Horácio Novaes, 1940/1949, A11691

Localização
Rua do Século, n.º 65 a 99

Data
Séc. XVII

O Palácio Pombal, ou dos Carvalhos, foi o Solar de Sebastião de Carvalho e Melo, 8.º senhor do morgado de Sernancelhe. Passou para seu filho, Manuel de Carvalho e Ataíde, pai de Sebastião José de Carvalho e Melo, Conde de Oeiras e Marquês de Pombal.
Foi o Marquês de Pombal, que, por volta de 1770, iniciou importantes obras de restauro e ampliação no Palácio, contratando o escultor João Grossi para o embelezamento dos interiores.
O Palácio manteve-se na família Pombal durante todo o séc. XIX. Em 1921, a parte extrema do lado sul, foi vendida a José da Silva Graça para demolição e posterior ampliação e reedificação do edifício do jornal O Século. A parte central do edifício foi adquirida pela Câmara Municipal de Lisboa, em 1968.

Ver mais fotos do Palácio Pombal


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com