Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Palácios > Palácios > O a Z > Palmela (Palácio)
Palmela (Palácio)
Palácio dos Duques de Palmela, f.a., f.d., A73214
Palácio dos Duques de Palmela, f.a., f.d., A73214

Localização
Rua da Escola Politécnica

Autoria
Manuel Caetano de Sousa

Data
1792

Em 1792, o Arquitecto Manuel Caetano de Sousa inicia a construção de um palácio num terreno na extremidade dda quinta do Noviciado da Companhia de Jesus. Herda a casa seu filho, Francisco António de Sousa. Envolvido na conspiração de 1817, os seus bens, incluindo o Palácio, são confiscados, e adquirido por Henrique Teixeira de Sampaio, Barão de Teixeira e Conde da Póvoa. Por casamento de sua filha com o filho do Duque de Palmela, o Palácio transita para esta família, adquirindo o nome por que é conhecido, Palácio Palmela, ao Rato, já que existe outro com mesmo nome, no Calhariz.

A 3.ª Duquesa, Maria Luísa Domingas de Sousa Holstein promove importantes obras de melhoramentos, incluindo as estátuas colocadas no portão principal, da autoria de Calmels.

O Palácio mantém-se na posse dos Duques de Palmela até 1977, altura em que é comprado pelo Estado, para aí instalar a Procuradoria Geral da República. O Palácio sofreu um violento incêndio, em 1981, que destruiu completamente a capela e provocou graves danos no edifício. Os trabalhos de recuperação conseguiram reconstruir o edifício, perdendo-se, no entanto, valiosas obras de arte e muitos dos trabalhos de marcenaria.

Ver mais fotos do Palácio Palmela


Saber mais em:




Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com