Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Locais de Culto > Mosteiros > A a F > Encarnação das Comendadeiras de São Bento de Avis ( Mosteiro da )
Encarnação das Comendadeiras de São Bento de Avis ( Mosteiro da )
Convento da Encarnação, portal nobre do recolhimento das Comendadeiras de Aviz, Salvador de Almeida Fernandes, s.d, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A 37685
Convento da Encarnação, portal nobre do recolhimento das Comendadeiras de Aviz, Salvador de Almeida Fernandes, s.d, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A 37685

Localização
Largo do Convento da Encarnação
Freguesia: Pena


Data
Século XVII - XVIII

A construção primitiva do convento data de 1630, em terrenos de D. Aleixo de Meneses, e tinha como principal objectivo abrigar as Comendadeiras da Ordem Militar de São Bento de Avis.
Em 1643, é instituída a Irmandade das Escravas do Santíssimo Sacramento sob a protecção de Nossa Senhora da Encarnação, funcionando na igreja do convento.
O edifício ficou parcialmente destruído com o terramoto de 1755 o que o deixou inabitável, transferindo-se as freiras para a cerca do convento de Santo Antão.
As obras de recuperação terminaram em 1758 altura em que as religiosas regressaram solenemente ao seu convento em coches reais cedidos por D. José I.

Bibliografia
SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, 1.ª ed., Sacavém, Carlos Quintas & Associados – Consultores, 1994, pp. 336-338.

Ver mais fotos do Mosteiro da  Encarnação das Comendadeiras de São Bento de Avis 


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com