Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Palácios > Palácios > A a F > Bemposta (Palácio)
Bemposta (Palácio)
Palácio da Bemposta, capela, fachada
Palácio da Bemposta, capela, fachada

Localização
Paço da Rainha

Data
Finais do Séc. XVII


D. Catarina de Bragança, filha de D.João IV e rainha de Inglaterra, viúva de Carlos II de Inglaterra, regressa a Portugal em 1693. Sem morada própria em Lisboa, decide adquirir a D. Francisca Pereira Teles as casas nobres e a vasta quinta agregada, não longe do centro de Lisboa.
A rainha muda-se para o Palácio em 1701, e aí vem a falecer, em 1705.
Com a morte de D. Catarina, o Palácio da Bemposta é integrado nos bens da Casa do Infantado. D. Francisco mora no Palácio, bem como um dos seus filhos naturais, conhecido por D. João da Bemposta.
O Terramoto danifica grandemente o Palácio, chegando a entrar em ruína. D. João VI, ainda Príncipe do Brasil e Regente do reino, manda fazer algumas obras de beneficiação. É neste Palácio que morre D. João VI, em 1826.
Com a Revolução Liberal, é extinta a Casa do Infantado, e o Paço da Bemposta passa a integrar os bens da coroa. A rainha D. Maria II, em 1850,  estabelece que se instale na Bemposta a Escola do Exército, cujo primeiro Director, Marquês Sá da Bandeira, realiza grandes obras de alteração dos espaços, para servir a nova utilização do edifício.
Actualmente, é aí que funciona a Academia Militar.


Ver mais fotos do Palácio da Bemposta


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com