Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Arte Pública/Escultura > Monumentos > O a Z > São Jorge (Castelo de )
São Jorge (Castelo de )
Panorâmica sobre a encosta do Castelo, n/i, s/d, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A74437
Panorâmica sobre a encosta do Castelo, n/i, s/d, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A74437

As pesquisas arqueológicas no local onde se ergue hoje o castelo de S. Jorge, permitem estabelecer ocupações desde, pelo menos, o século VI a. C., por fenícios, gregos, cartagineses, romanos e muçulmanos.

Durante o período muçulmano, a fortificação foi ampliada e reforçada. Conquistada Lisboa por D. Afonso Henriques em 1147, o castelo adquire a designação porque é conhecido: Castelo de S. Jorge.

O Castelo de S. Jorge foi Paço Real até à construção do Paço da Ribeira, por iniciativa de D. Manuel I. Após a mudança, o Castelo começa a degradar-se, quer pelo uso, quer pela falta de obras de manutenção.

Durante o domínio filipino, houve guarnições militares no castelo, e o alcaide, Martim Afonso Valente, apenas entregou a praça após ter recebido instruções da Duquesa de Mântua, que lhe ordenou a rendição.

Panorâmica sobre a encosta do Castelo, Eduardo Portugal, 1947, AFML - A12191
Panorâmica sobre a encosta do Castelo, Eduardo Portugal, 1947, AFML - A12191

O Terramoto de 1755 acelera a degradação, acabando por cair a única torre que se mantinha de pé, que continha o arquivo, a Torre do Tombo.

No século XIX, já muito degradado, estiveram no seu espaço as primitivas instalações da Casa Pia, que depois foram adaptadas a quartéis. É nesta época que o rebentamento dos paióis provoca ainda mais a destruição do que já eram ruínas.

O Castelo, na forma que hoje o conhecemos, resulta da intervenção da Direcção Geral dos Monumentos e Edifícios Nacionais, que o reconstruiu no âmbito das Comemorações de 1940.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com