Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Palácios > Palácios > O a Z > Ribeira (Paço da )
Ribeira (Paço da )
Paço da Ribeira, AFML
Paço da Ribeira, AFML

Localização
Actual Praça do Comércio

Autoria
Mandado construir por D. Manuel I


A construção do Paço da Ribeira acompanha simbolicamente o destino de Portugal, já que se vai localizar não no interior protegido da cidade, mas sim na zona ribeirinha, perto do local onde atracavam as caravelas e onde se localizavam os armazéns de especiarias, reflectindo a nova época marcada pela expansão marítima e a chegada a novos territórios desconhecidos dos europeus.
D. Manuel I transfere a sua corte para o novo Paço, construído literalmente sobre os mais importantes armazéns do reino.
Foi objecto de melhoramentos durante o reinado de Filipe II, que manda acrescentar o torreão, obra atribuída a Filipe Terzi.
Foi no Paço da Ribeira representado, pela primeira vez, o auto de Gil Vicente Quem tem farelos. Neste Paço decorreram também alguns episódios da História de Portugal, nomeadamente, em 1640 a morte de Miguel de Vasconcelos e a prisão da Duquesa de Mântua.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com