Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Locais de Culto > Capelas > O a Z > Paço da Bemposta (Capela Real do)
Paço da Bemposta (Capela Real do)
Palácio da Bemposta, Academia Militar, interior da capela, Armando Serôdio, 1964, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML, BO 91910.
Palácio da Bemposta, Academia Militar, interior da capela, Armando Serôdio, 1964, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML, BO 91910.

Localização
Largo do Paço da Rainha, nº 31
Freguesia: Pena

Autoria
Arquitecto Manuel Caetano de Sousa (1738-1802)

Data
Século XVIII

O Palácio da Bemposta e a sua capela real situam-se no local conhecido por Paço da Rainha, assim chamado porque aí residiu D. Catarina de Bragança (1638-1705), viúva do rei Carlos II de Inglaterra. Anteriormente, existia já uma outra capela datada de 1701, e da autoria do arquitecto João Antunes (1642-1712). À morte da rainha D. Catarina, o Paço da Bemposta passou a ser propriedade da Casa do Infantado e sofreu obras de restauro que envolveram também a capela real. O novo risco, é da autoria de Manuel Caetano de Sousa  que revelou sinais de uma originalidade: na  nave e no vestíbulo rectangular, na existência do arco triunfal e no pavimento em  mosaico policromático. No altar-mor, o quadro com a família real, D. Maria I e D. João VI entre a corte e uma apresentação iconográfica de Lisboa, vendo-se ao longe o Castelo de São Jorge. O sucesso da capela deve-se em parte, ao trabalho dos entalhadores, que trouxeram consigo as experiências adquiridas na Igreja de São Roque, nomeadamente  na capela de São João Baptista, semelhanças que se encontram também na Capela Real do Palácio de Queluz. 

Bibliografia
SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, 1.ª ed., Sacavém, Carlos Quintas & Associados – Consultores, 1994, pp. 159-161.
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, 1.ª ed., Lisboa, Junta Distrital de Lisboa, 1975, pp.143-148.


Ver mais fotos da Capela do Paço da Bemposta


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com