Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Locais de Culto > Conventos > O a Z > São de Francisco (Convento de ) - Academia de Belas Artes
São de Francisco (Convento de ) - Academia de Belas Artes
Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, Joshua Benoliel, 1907, Arquivo Municipal de Lisboa – AFML, A4478
Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, Joshua Benoliel, 1907, Arquivo Municipal de Lisboa – AFML, A4478

Localização
Largo da Academia de Belas-Artes, nº 2, Rua Capelo, Rua Serpa Pinto
Freguesia: Mártires

Data
Séculos XII - XVIII

É um dos conventos mais antigos de Lisboa e foi fundado em 1217, sofrendo sucessivas obras de ampliação entre 1244 e 1246. Considerado como um local santo porque se situava nas proximidades do chamado campo santo, onde tombaram os mártires da conquista de Lisboa, era por isso alvo de romarias e de peregrinações dos fiéis em memória do acontecimento. O edifício foi desde sempre imponente, revelador da influência que exerceu na vida religiosa e social da cidade.
No século XVI são adquiridos pelo duque de Bragança aos frades franciscanos alguns terrenos da cerca do convento para aí edificar as suas casas, continuando o edifício com a sua expressão de grandiosidade. O Terramoto de 1755 destruiu grande parte do convento e obrigou à transferência da comunidade religiosa para Campolide.
A extinção das ordens religiosas em 1834 transformou o convento em depósito geral do espólio livreiro dos conventos extintos e por isso no edifício funcionou  até 1964 a Biblioteca Nacional.
Em 1836 instala-se a Academia Nacional de Belas Artes, e em 1839, a Igreja foi demolida. Na 2ª metade do século XIX é instalada a Escola de Belas Artes de Lisboa onde funciona actualmente.
Podem ainda ser observadas algumas colunas que pertenciam ao extinto convento e que foram aproveitadas para adornar a fachada principal do Teatro Nacional D. Maria II, no Rossio.

Bibliografia
SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, 1.ª ed., Sacavém, Carlos Quintas & Associados – Consultores, 1994, pp. 798-800.

Ver mais fotos do antigo Convento de São Francisco


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com