Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Locais de Culto > Conventos > A a F > Corpus Christi (Antigo Convento de )
Corpus Christi (Antigo Convento de )
Convento Corpus Christi, Armando Serôdio, 1968, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A62954
Convento Corpus Christi, Armando Serôdio, 1968, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A62954

Localização
Rua de São Nicolau nº 2-16, Rua dos Fanqueiros nº 113-117, Rua dos Douradores nº 50-62
Freguesia: São Nicolau


Data
Século XVII-XVIII



A fundação deste antigo convento deveu-se  ao voto de agradecimento que a Rainha D. Luísa de Gusmão fez pelo rei D. João IV  ter saído ileso da tentativa de regicídio de 1647, de que foi alvo.
O autor, Domingos Leite Pereira, terá aproveitado a procissão do Corpo de Deus, Corpus Christi, que decorria na zona da actual Rua dos Fanqueiros, para tentar disparar contra o rei, mas falhou na tentativa e fugiu para Madrid.

Convento Corpus Christi no antigo Largo dos Torneiros, Eduardo Portugal, s.d. Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - BO94971
Convento Corpus Christi no antigo Largo dos Torneiros, Eduardo Portugal, s.d. Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - BO94971

As obras de construção do convento tiveram início em 1648 e o mesmo foi consagrado em 1661, sendo entregue aos frades carmelitas descalços de Santo Alberto ou dos Torneiros, porque o convento era vizinho da antiga  Rua da Tanoaria.

Destruído em 1755 pelo Terramoto e pelo consequente incêndio, sobreviveram parte do corpo da igreja e alguns espaços conventuais, que foram adaptados à estrutura arquitectónica e às ordens  impostas para a reconstrução da baixa da cidade e implementado pelos arquitectos da Casa do Risco.
Em 1834, com a extinção das ordens religiosas, o convento foi vendido e transformado em habitação e arrendamento comercial.
A original igreja de planta circular com o zimbório octogonal encimado por um pináculo é ainda visível actualmente, bem como o portal da entrada da igreja, hoje convertido em acesso a um prédio típico da baixa.

Bibliografia
SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, 1.ª ed., Sacavém, Carlos Quintas & Associados – Consultores, 1994, pp. 313-314.
SOROMENHO, Miguel, “O Convento do Corpus Christi: um caso de estudo”, Monumentos: Revista Semestral de Edifícios e Monumentos, n.º 21, Lisboa, Setembro 2004, pp. 116-123.
SANTOS, Maria Helena Ribeiro dos, “Em busca do convento perdido”, Monumentos, Revista Semestral de Edifícios e Monumentos, n.º 21, Lisboa, Setembro 2004, pp. 124-131.

Ver mais fotos do Convento Corpus Christi


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com