Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Locais de Culto > Conventos > A a F > Carmo (Convento do )
Carmo (Convento do )
Convento do Carmo, Armando Serôdio, 1969, Arquivo Municipal de Lisboa – AFML, BO91787
Convento do Carmo, Armando Serôdio, 1969, Arquivo Municipal de Lisboa – AFML, BO91787

Localização
Largo do Carmo
Freguesia: Sacramento

Autoria
Gomes Martins, Afonso Gonçalo, Rodrigo e Afonso Anes

Data
Século XIV

O Convento de Nossa Senhora do Vencimento do Monte do Carmo foi construído por ordem do Condestável D. Nuno Alvares Pereira em 1389 em terrenos adquiridos ao Almirante Pessanha e à irmã do Condestável, D. Beatriz, obtendo para esse efeito a devida licença papal de Urbano VI.
A 1 de Julho é lançada a primeira pedra que devido ao solo arenoso e à escarpa instável levou ao consequente desmoronamento dos alicerces por duas vezes. O convento construído no século XIV foi destruído a 1 de Novembro de 1755 com o terramoto, seguindo-se um incêndio. Para assinalar o trágico acontecimento, o convento não foi propositadamente reconstruído. A extinção das Ordens Religiosas em 1834, converteu-o em estância de madeira e em depósito de detritos, para em 1836 se reabilitar o edifício e aí se instalar a Guarda Municipal. Em 1864, o convento do Carmo transformou-se na sede da Real Associação de Arqueólogos e Arquitectos Portugueses, onde actualmente se encontra, mas com a nova designação de Associação dos Arqueólogos Portugueses. Uma parte do antigo convento é ainda ocupado pela Guarda Nacional Republicana,  local onde se deram os principais acontecimentos do 25 de Abril de 1974.

Bibliografia
SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, 1.ª ed., Sacavém, Carlos Quintas & Associados – Consultores, 1994, pp. 211-213.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com