Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Locais de Culto > Igrejas > O a Z > Panteão Nacional- Santa Engrácia (Igreja de )
Panteão Nacional- Santa Engrácia (Igreja de )
Panteão Nacional, Luís Pavão, 2000, Arquivo Municipal de Lisboa - AFML, BO91050
Panteão Nacional, Luís Pavão, 2000, Arquivo Municipal de Lisboa - AFML, BO91050

Localização
Campo de Santa Clara
Freguesia: São Vicente de Fora

Autoria
Arquitecto João Antunes (c. 1645-1712)

Fundado em 1568 pela infanta D. Maria, filha do rei D. Manuel I e de D. Leonor sua terceira mulher. A igreja situa-se em terrenos contíguos ao antigo convento de Santa Clara, local visitado amiúde pela infanta. Associado à Igreja está a infeliz história de Simão Pires de Solis, um cristão novo acusado do sacrílego acto de profanação do sacrário da Igreja. Na hora em que a justiça se lhe aplicava terá proferido as palavras de que as obras de Santa Engrácia jamais teriam fim. De facto, a construção demorou 300 longos anos, só ficando concluída em 1966.
No seu interior, encontra-se sepultada Amália Rodrigues, o grande nome representativo do fado português.

Bibliografia
SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, 1.ª ed., Sacavém, Carlos Quintas & Associados – Consultores, 1994, pp. 841-843.


Ver mais fotos do Panteão Nacional


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com