Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Locais de Culto > Igrejas > G a N > Menino de Deus (Igreja do )
Menino de Deus (Igreja do )
Igreja do Menino Deus, fachada principal, Mário Novaes, início do século XX, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A17352
Igreja do Menino Deus, fachada principal, Mário Novaes, início do século XX, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A17352

Localização
Largo do Menino Deus, Calçada do Menino Deus nº 15-27
Freguesia: Santiago


Autoria
Arquitectos João Antunes (c. 1645-1712), João Frederico Ludovice (c. 1670-1752), Custódio Vieira (c. 1690-1744?)


Data
Século XVIII


A fundação da Igreja data de 1711 e foi ordenada pelo rei D. João V que esperava o nascimento de um herdeiro ao trono. A obra foi encomendada a João Antunes e é considerado o seu último trabalho, inacabado, e com grandes semelhanças à Igreja de Santa Engrácia, de sua autoria, e situada no Campo de Santa Clara.

A igreja do Menino Deus foi concluída por João Frederico Ludovice e ficou contígua ao hospital chamado de Mantelatos da Ordem Terceira de São Francisco de Xabregas, que já existia no local, e que  albergava uma imagem milagrosa do Menino Jesus ou como mais tarde ficou conhecida por Menino Deus, devota dos populares e que ainda hoje se conserva no interior da Igreja.

A fachada principal, de traço maneirista integra elementos barrocos e está avançada em relação à parte conventual, que no interior possui um claustro, também ele maneirista, com painéis de azulejos evocativos de temas religiosos. No interior da igreja, a planta rectangular proporciona o efeito octogonal e é rematada no topo pela capela-mor, conferindo a noção de amplitude.

Salienta-se o portal ladeado pelas colunas coríntias e coroado pelas volutas que ladeiam a lápide comemorativa do lançamento da primeira pedra da Igreja. A escada de acesso ao interior é da autoria de Custódio Vieira.

Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, 1ª.ed., Lisboa, Vega, 1992, Livro II, pp.74-76.


Ver mais fotos da Igreja do Menino Deus



Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com