Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Locais de Culto > Igrejas > G a N > Madalena (Igreja da )
Madalena (Igreja da )
Igreja da Madalena, fachada principal, s.a, c.a 1898 a 1908, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A1811
Igreja da Madalena, fachada principal, s.a, c.a 1898 a 1908, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A1811

Localização
Largo da Madalena, Rua de Santo António da Sé
Freguesia: Madalena

Autoria
Arquitecto João Paulo

Data
Século XVIII

Data de 1164 a primeira notícia sobre a primitiva Igreja Paroquial, em que D. Fuas, prior da freguesia da Madalena fez uma importante doação à Igreja.
A Igreja situa-se em terrenos onde outrora existiu um templo romano dedicado a Cibeles, a deusa-mãe.
O terramoto de 1755 provocou a ruína do primitivo templo, e o início da reconstrução da nova igreja deu-se em 1761, revelando os sinais claros da sobriedade que caracteriza a construção pombalina.
Da nova Igreja, merece destaque a decoração no seu interior:  mármores, talha e as pinturas da autoria de Pedro Alexandrino. As esculturas foram executadas por Machado de Castro e José de Almeida.
Em 1783 a nova igreja é aberta ao público, na festa da padroeira, a 22 de Julho. E em 1798 é construído o adro avançado sobre a rua.
Símbolo da arquitectura religiosa pombalina, revivalista e neo-manuelina, o portal neo-manuelino onde assentam duas esferas armilares, tem fortes afinidades formais com o portal da Igreja do Convento da Madre de Deus.
Foi objecto de alguma contestação quanto à sua proveniência, permanecendo ainda a tese de que o mesmo portal veio da extinta Igreja da Conceição dos Freires, a actual Igreja da Conceição Velha.

Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, 1ª.ed., Lisboa, Vega, 1992, Livro II, pp.14-15.


Igreja da Madalena, portal manuelino da fachada principal, Salvador de Almeida Fernandes, 1960, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A30026
Igreja da Madalena, portal manuelino da fachada principal, Salvador de Almeida Fernandes, 1960, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A30026

Ver mais fotos da Igreja da Madalena


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com