Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Locais de Culto > Igrejas > A a F > Armazéns do Chiado (Antiga Igreja e Convento do Espírito Santo da Pedreira)
Armazéns do Chiado (Antiga Igreja e Convento do Espírito Santo da Pedreira)
Antigos Grandes Armazéns do Chiado, actual fachada, foto do Revelar LX, 2005
Antigos Grandes Armazéns do Chiado, actual fachada, foto do Revelar LX, 2005

Localização
Rua do Carmo, Rua Nova do Almada
Freguesia: São Nicolau

Data
Século XIX


No local existiu desde 1279, uma antiga Casa chamada de Espírito Santo da Pedreira, irmandade de nobres e mercadores ricos de origem judaica, que promoviam a associação e a entreajuda financeira. Pedreira, porque no local se encontrava a grande rocha que caía sobre o vale a que hoje se chama Baixa, e por onde o rio não entrava. A casa, o hospital da irmandade e o respectivo espaço conventual situavam-se na confluência da que é hoje a Rua Garrett com a Rua Nova do Almada, e sofreram durante o século XVII várias obras de reconstrução.

Com o terramoto de 1755, o convento ficou em ruínas, pelo que a comunidade de religiosos foi transferida para o Convento das Necessidades até as obras ficarem concluídas. O que não veio a suceder, passando o edifício a ter outras utilizações, tais como o futuro Palácio Barcelinhos e os Grandes Armazéns do Chiado. Estes últimos, que nasceram em 1894, traziam um pouco de Paris a Lisboa e variedade nos produtos, desde a confecção e perfumaria,  até à ourivesaria.

Com a divisa "Ganhar pouco, servindo bem o público", os Grandes Armazéns tornaram-se num local de sucesso e de referência para o comércio. Porém, o incêndio de 25 de Agosto de 1988 destruiu por completo o espaço, revelando as antigas dependências do Convento do Espírito Santo.

Bibliografia
SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, 1.ª ed., Sacavém, Carlos Quintas & Associados – Consultores, 1994, pp. 351-353.
FRANÇA, José Augusto, Lisboa Pombalina e o Iluminismo, 3ª ed., Lisboa, Bertrand Editora, 1987, p. 189.

Ver mais fotos


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com