Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Arte Pública/Escultura > Estátuas > A a F > Calouste Gulbenkian
Calouste Gulbenkian
Calouste Gulbenkian, fotografia digitalizada in: Estatuária e Escultura de Lisboa – Roteiro, Divisão de Património Cultural, 2005 (Clique para ampliar)
Calouste Gulbenkian, fotografia digitalizada in: Estatuária e Escultura de Lisboa – Roteiro, Divisão de Património Cultural, 2005 (Clique para ampliar)

Localização
Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian
Freguesia: Nossa Senhora de Fátima

Autoria
Leopoldo de Almeida

Data
Inauguração a 20 de Julho de 1965

Monumento escultórico, de composição simples, em homenagem ao grande coleccionador de origem arménia, Calouste Sarkis Gulbenkian (1869-1955).

O conjunto escultórico de pedra e bronze é uma reconstituição realizada a partir de uma fotografia tirada a este mecenas numa viagem ao Egipto.

Na escultura em bronze de Calouste Gulbenkian, este é representado com um fato da época, sentado na base da estátua em pedra do deus Hórus que aparece como um falcão de asas fechadas num porte altivo, calmo mas ameaçador.

Calouste Gulbenkian nasceu em Istambul em 1869 e faleceu em Lisboa a 25 de Julho de 1955. Durante a II Guerra Mundial veio para Portugal onde fixou residência permanente. Após a sua morte, foi criada segundo testamento a Fundação Calouste Gulbenkian, com fins artísticos, educativos, científicos e de solidariedade.

Bibliografia
Estatuária e Escultura de Lisboa: Roteiro. 1ªedição. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa – Património Cultural, 2005. ISBN 972-8543-03-4.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com