Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Equipamentos > Escolas/Liceus > G a N > Gil Vicente (Liceu )
Gil Vicente (Liceu )
Rua da Verónica, à direita o Liceu Gil Vicente, Eduardo Portugal, 1950, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML -  B094736 (Clique para ampliar)
Rua da Verónica, à direita o Liceu Gil Vicente, Eduardo Portugal, 1950, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - B094736 (Clique para ampliar)

Localização
Rua da Verónica, 37 (bairro da Graça)
Freguesia: São Vicente de Fora

Liceu fundado em 1914 como “secção oriental do Liceu Passos Manuel”, zona de S. Vicente.

Em 1915 tornou-se autónoma com o nome de Gil Vicente, sendo o primeiro liceu criado pela República. A denominação inicial foi de Liceu Central e funcionou nos claustros do Mosteiro de São Vicente até 1949. Nesse ano, com o nome de Liceu Nacional, foram inauguradas as actuais instalações na antiga cerca deste mosteiro.

Após o 25 de Abril de 1974, com a democratização do ensino e o alargamento da escolaridade obrigatória, a escola voltou a ter jovens de ambos os sexos. Neste período a designação oficial deste estabelecimento passou a ser Escola Secundária de Gil Vicente.

Bibliografia
MOTTA, A.A. Riley – Liceus de Ontem e Liceus de Hoje. In MOTTA, A.A. Riley, director; SEQUEIRA, F.J. Martins, sub-director - Liceus de Portugal. Lisboa: Boletim da Acção Educativa do Ensino Liceal. Nº 47 (Novembro de 1945), p. 75.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com