Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Equipamentos > Chafarizes > O a Z > Santo António da Convalescença (Chafariz de )
Santo António da Convalescença (Chafariz de )
Chafariz de Santo António da Convalescença, Armando Serôdio, 1968, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML-A63050 (Clique para ampliar)
Chafariz de Santo António da Convalescença, Armando Serôdio, 1968, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML-A63050 (Clique para ampliar)

Localização
Estrada de Benfica
Freguesia: São Domingos de Benfica

Data
1817

A rainha D. Maria I mandou, por provisão de 12 de Dezembro de 1791, os directores da Real Obra das Águas Livres estudarem as nascentes que pudessem vir a abastecer chafarizes nas estradas da Convalescença e das Laranjeiras. Os moradores da zona já várias vezes tinham pedido à Direcção da Real Obra a construção de chafarizes ou fontes nestes locais. O Chafariz das Laranjeiras foi edificado em menos de três anos após estes estudos, enquanto o Chafariz da Convalescença demorou mais tempo, somente foi concluído em 1817. Era abastecido com água do Aqueduto. O seu encanamento vinha desde São Domingos de Benfica encostado ao muro da Quinta da Senhora Infanta D. Isabel Maria. Este encanamento entupia-se muitas vezes por causa das raízes, por isso a Câmara, em 1849, ordenou a execução de um novo encanamento com 1846 palmos. Custou 18 961$423 réis. Os seus sobejos eram para o Conde de Farrobo, filho do Barão Joaquim Pedro Quintela.  Na sua decoração ostenta as armas reais de D. João VI. Tem um só tanque com duas bicas. 

Bibliografia
ANDRADE, José Sérgio Veloso de - Memória sobre chafarizes, bicas, fontes, e poços públicos de Lisboa, Belém, e muitos logares do termo. Lisboa : Imprensa Silviana, 1851.
ATAÍDE, M. Maria (Coord.) - Monumentos e edifícios notáveis do distrito de Lisboa. Lisboa : Assembleia Distrital de Lisboa, 1988.
CAETANO, Joaquim Oliveira - Chafarizes de Lisboa. Sacavém : Distri – Editora. 1991.
ISBN:  972-655-092-0.
FLORES, Alexandre M. - Chafarizes de Lisboa. Lisboa : Inapa. 1999. ISBN:  972-8387-57-1.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com