Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Equipamentos > Chafarizes > G a N > Intendente (Chafariz do )
Intendente (Chafariz do )
Chafariz do Intendente, António Passaporte, [194-], Arquivo Municipal de Lisboa, AFML-A5236
Chafariz do Intendente, António Passaporte, [194-], Arquivo Municipal de Lisboa, AFML-A5236

Localização
Rua da Palma
Freguesia: Anjos

Autoria
Henrique Guilherme de Oliveira e Honorato José Correia de Macedo e Sá

Data
1824

A sua construção foi iniciada em 1 de Março de 1823. Em Março de 1824 foi interrompida a sua construção, tendo-se já gasto 2 340§000 réis. Por Aviso de 1 de Julho de 1824 foram retomadas e concluídas as suas obras, orçando na sua totalidade em 8 862$668 réis. Inicialmente situava-se junto à Fábrica de Azulejos Viúva Lamego. Os primeiros esforços para construir um chafariz no local devem-se a Pina Manique, Intendente Geral da Polícia. O projecto mais antigo deste chafariz data de 1818. Em 2 de Dezembro de 1818 a Direcção de Obras ordenou a construção de um chafariz simples e pouco dispendioso no local. Este chafariz foi projectado conjuntamente por Henrique Guilherme de Oliveira e Honorato José Correia de Macedo e Sá. Em estilo neoclássico, este chafariz tem duas bicas e dois tanques semi-circulares. É rematado com uma esfera armilar. Em 1917, por motivos de reorganização de trânsito, este chafariz foi transferido  para o actual local na esquina da Rua do Desterro em frente à Rua da Palma. Tinha duas Companhias de Aguadeiros, dois capatazes, sessenta e seis aguadeiros e um ligeiro.

Bibliografia
ANDRADE, José Sérgio Veloso de - Memória sobre chafarizes, bicas, fontes, e poços públicos de Lisboa, Belém, e muitos logares do termo. Lisboa : Imprensa Silviana, 1851.
ATAÍDE, M. Maria (Coord.) - Monumentos e edifícios notáveis do distrito de Lisboa. Lisboa : Assembleia Distrital de Lisboa, 1988.
CAETANO, Joaquim Oliveira - Chafarizes de Lisboa. Sacavém : Distri – Editora. 1991.
ISBN:  972-655-092-0.
FLORES, Alexandre M. - Chafarizes de Lisboa. Lisboa : Inapa. 1999. ISBN:  972-8387-57-1.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com