Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Arte Pública/Escultura > Estátuas > A a F > Fernão de Magalhães
Fernão de Magalhães
Inauguração da estátua de Fernão de Magalhães, Judah Benoliel, 1950, Arquivo Municipal de Lisboa,  AFML-A13419 (Clique para ampliar)
Inauguração da estátua de Fernão de Magalhães, Judah Benoliel, 1950, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML-A13419 (Clique para ampliar)

Localização
Praça do Chile
Freguesia: São Jorge de Arroios

Autoria
Guilherme de Córdoba (escultor chileno)

Inauguração
17 de Outubro de 1950

Monumento oferecido pelo governo chileno, presidido por D. Carlos Ibañez Del Campo, à cidade de Lisboa, por ocasião do II Congresso Mundial das Capitais.

A escultura é uma réplica de uma estátua existente na Praça principal da cidade chilena de Magallanes.

A cerimónia de lançamento da 1ª pedra ocorreu a 26 de Abril de 1930, e a inauguração em Outubro de 1950, com a presença de muitas autoridades portuguesas e chilenas, destacando-se o Ministro do Interior, Ministros das Obras Públicas de Portugal e do Chile, presidente da Câmara Municipal de Lisboa Tenente – Coronel Salvação Barreto, Cônsul do Chile, entre outros.

Trata-se de um monumento com 7metros de altura, 16m2 de área de ocupação no solo e 2000kg de peso. Este é composto por um pedestal de pedra, que pela sua forma sugere a popa de um navio, encimado pela estátua de bronze com 2, 63m de altura, do grande navegador português, Fernão de Magalhães (1480-1521), representado sobre uma estrutura de um canhão, numa atitude expectante de quem observa o horizonte distante.

Em 1960, no âmbito das comemorações do V centenário da morte do Infante D. Henrique, foi colocada no seu pedestal, uma placa em bronze alusiva a este facto. Pode-se ler “Homenagem da C.M.L. nas comemorações do V centenário da morte do Infante Dom Henrique – 21.10.1960)

Bibliografia:
FERREIRA, Rafael Labourde e VIEIRA, Vítor Manuel Lopes – Estatuária de Lisboa. 1ª edição. Lisboa: Amigos do Livro, Lda., 1985.
Estatuária e Escultura de Lisboa: Roteiro. 1ª edição. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa – Património Cultural, 2005. 259 [2]. ISBN 972-8543-03-4
Inauguração da Estátua Fernão de Magalhães. Revista Municipal. Lisboa. N.º47 (1950) p.35-36.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com