Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Equipamentos > Chafarizes > A a F > Boa Hora (Chafariz da )
Boa Hora (Chafariz da )
Chafariz da Boa Hora, s. a., s. d., Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - B087908 (Clique para ampliar)
Chafariz da Boa Hora, s. a., s. d., Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - B087908 (Clique para ampliar)

Localização
Rua Nova do Calhariz
Freguesia: Ajuda


Os frades agostinhos do convento da Boa Hora recebiam por ordem régia duas penas de água das minas da Sacota e da Torre do Relógio em terrenos das Quintas Reais. Em 28 de Maio de 1834 foram extintas as ordens religiosas masculinas e a Junta da Paróquia da Ajuda tentou aproveitar essa água para a construção de uma fonte pública, solicitando em petição tal benesse à rainha D. Maria II. Obteve autorização régia, mas enfrentou-se o problema de o convento ter sido repartido entre o regimento de Infantaria n.º 17 e o arrendatário António Mota, que tinha em sua posse parte da antiga cerca, tendo por contrato cedido as águas às lavadeiras. O chafariz acabou por ser construído, sendo inaugurado no dia de aniversário da rainha, em 4 de Abril de 1838. Contudo, o regimento de Infantaria abusava no consumo na altura das secas, ficando o chafariz sem água. Para obviar esta situação o arquitecto régio Possidónio da Silva propôs em 1850, que o dito regimento nas épocas de seca, permitisse ao público usar a antiga bica conventual.

Bibliografia
ANDRADE, José Sérgio Veloso de - Memória sobre chafarizes, bicas, fontes, e poços públicos de Lisboa, Belém, e muitos logares do termo. Lisboa : Imprensa Silviana, 1851.
ATAÍDE, M. Maria (Coord.) - Monumentos e edifícios notáveis do distrito de Lisboa. Lisboa : Assembleia Distrital de Lisboa, 1988.
CAETANO, Joaquim Oliveira - Chafarizes de Lisboa. Sacavém : Distri – Editora. 1991.
ISBN:  972-655-092-0.
FLORES, Alexandre M. - Chafarizes de Lisboa. Lisboa : Inapa. 1999. ISBN:  972-8387-57-1.
PROENÇA, Raúl - Guia de Portugal. 2.ª edição. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com