Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Equipamentos > Escolas/Liceus > A a F > Escola N.º 14
Escola N.º 14
Escola Primária Masculina, 1960, Arnaldo Madureira, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML – A30415 (Clique para ampliar)
Escola Primária Masculina, 1960, Arnaldo Madureira, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML – A30415 (Clique para ampliar)

Localização
Largo do Leão, nº 9 e 10
Freguesia: São Jorge de Arroios

A antiga casa no largo do Leão, onde esteve instalada a escola primária nº 14, durante 80 anos, foi pertença do Conde Magalhães.

Entre 1858 e 1886 o edifício foi ocupado com os paços do novo Concelho, o Concelho dos Olivais. Anteriormente estiveram instalados noutro edifício, entretanto desaparecido, no largo do Leão nº.3.

Este é o único conjunto antigo existente neste Largo.

Actualmente funciona uma escola profissional de artes tecnológicas e de desporto, que sucedeu á antiga escola masculina n.º 14, frequentada por José Cardoso Pires e José Saramago.

No largo do Leão actualmente existe a escola primária nº. 14, localizada noutro edifício. Este novo edifício de autoria dos arquitectos Eduardo Magalhães e Luís Prats, construído de raiz, foi inaugurado a 19 de Março de 1987.

A escola, nesse período, foi considerada de arquitectura muito moderna. Visto que o acesso aos três pisos que a constituem é realizado por rampas.

Bibliografia:
PATO, Heitor Baptista – São Jorge de Arroios: Uma Freguesia de Lisboa. 1ª ed. Lisboa: Junta de Freguesia de São Jorge de Arroios, 2006. Depósito Legal 243225/06


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com