Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Arte Pública/Escultura > Estátuas > G a N > Manuel Pinheiro Chagas
Manuel Pinheiro Chagas
Busto de Manuel Pinheiro Chagas, s.d., Luís Filipe de Aboim Pereira, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML – A34391 (Clique para ampliar)
Busto de Manuel Pinheiro Chagas, s.d., Luís Filipe de Aboim Pereira, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML – A34391 (Clique para ampliar)

Localização
Av. da Liberdade
Freguesia: São José

Autoria
António Augusto Costa Motta (tio)

Inauguração
13 de Novembro de 1908

Monumento erigido por subscrição promovida pelo Jornal “Mala da Europa”, em Portugal e no Brasil, em homenagem a um grande romancista, historiador, dramaturgo e politico, Manuel Pinheiro Chagas (1842-1895).

Escultura constituída por um plinto rectangular, suportado por uma sapata saliente no terreno, em pedra lioz. No primeiro degrau da base está colocada uma figura feminina, de corpo inteiro, de bronze, com vestes do início do século XX e, com os pés assentes num tapete estendido sobre o degrau. Esta figura é a personagem principal de uma peça teatral de grande sucesso “A Morgadinha de Valflor”.

Na parte superior do plinto, assenta o busto, em bronze, de Pinheiro Chagas. Por baixo deste cai uma grinalda de flores.

O conjunto tem aproximadamente 3m de dimensão. Tendo sido intervencionado entre Dezembro de 2006 e Janeiro de 2007, com trabalhos de conservação preventiva, restauro e recolocação do busto.

Fontes e bibliografia
FERREIRA, Rafael Labourde e VIEIRA, Vítor Manuel Lopes – Estatuária de Lisboa. 1ª edição. Lisboa: Amigos do Livro, Lda., 1985.
Arquivo do Departamento de Património Cultural - Processo nº 39.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com