Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Equipamentos > Cafés/Bares > O a Z > Procópio
Procópio
Bar Procópio, fotografia actual do Revelar Lx.
Bar Procópio, fotografia actual do Revelar Lx.

Localização
Alto de S. Francisco, 21 A
(Zona do Jardim das Amoreiras)


Data
Inauguração em 1972

Bar histórico da cidade de Lisboa, de traça clássica, situado num pátio à frente de um pequeno chafariz, o que lhe confere um aspecto de bar familiar.
José Cardoso Pires refere-se a este bar como “…terceiro por causa do chafariz. Um chafariz à porta dum bar é cá uma saudação que enternece o maior malvado.”
No período seguinte ao 25 de Abril e início dos anos 80, este bar era muito frequentado por pessoas ligadas à política e jornalistas, ansiosos por notícias.
O seu interior mantém um ambiente acolhedor e intimista. Possui um piano que serve de mesa, estantes e prateleiras com esculturas, pequenos bustos e estátuas. A decoração foi da responsabilidade de Luís Pinto Coelho, assim como, de outros bares conhecidos e com história na cidade de Lisboa.
No livro “Lisboa: Livro de Bordo” José Cardoso Pires faz várias referências ao bar “O Procópio entrou na cartografia dos bares tocado por uma vaga brisa pós-romântica” , “…numa casinha térrea coberta de trepadeiras que passava filmes do Charlot em ecrã para amigos” .

Bibliografia:
PIRES, José Cardoso – Lisboa: Livro de Bordo. Lisboa: Círculo de Leitores, 2004. ISBN 972-42-3148-8. p. 54-55




Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com