Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Arte Pública/Escultura > Estátuas > O a Z > Rafael Bordalo Pinheiro
Rafael Bordalo Pinheiro
Busto de Rafael Bordalo Pinheiro no Jardim do Campo Grande, Arnaldo Madureira, 1960, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML – A30957 (Clique para ampliar)
Busto de Rafael Bordalo Pinheiro no Jardim do Campo Grande, Arnaldo Madureira, 1960, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML – A30957 (Clique para ampliar)

Localização
Jardim do Campo Grande, frente ao Museu Rafael Bordalo Pinheiro
Freguesia: Campo Grande

Autoria
Raul Xavier, Arq. J. Alexandre Soares

Data
20 de Março de 1921

Por iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa foi erigida uma estátua em homenagem a Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), célebre caricaturista político, pintor e reconhecido ceramista.
Trata-se de uma peça constituída por um plinto e frisos em calcário de lioz, em cuja face central foi colocada uma folha de palma, de bronze. No plinto assenta uma base e o busto em bronze, de Rafael Bordalo Pinheiro.
Os primeiros trabalhos de restauro, como limpeza, reconstituição de frisos e colocação de nova palma de bronze, realizaram-se em 1989. No ano de 2005 o conjunto foi novamente sujeito a trabalhos de manutenção e conservação.

Fontes e Bibliografia
Arquivo do Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, Processo n.º 67.
FERREIRA, Rafael Labourde; VIEIRA, Vítor Manuel Lopes – Estatuária de Lisboa. 1.ª edição. Lisboa: Amigos do Livro, Lda., 1985.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com