Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Equipamentos > Bibliotecas > O a Z > Olivais (Biblioteca Municipal dos )
Olivais (Biblioteca Municipal dos )
Biblioteca Municipal dos Olivais, 2003, Ernesto Matos (Clique para ampliar)
Biblioteca Municipal dos Olivais, 2003, Ernesto Matos (Clique para ampliar)

Localização
Palácio do Contador-Mor
Rua Cidade do Lobito

Data
15 de Junho de 1973

A Biblioteca Municipal dos Olivais foi inaugurada em 15 de Junho de 1973, constituída com o fundo da extinta biblioteca da Av. Fontes Pereira de Melo.

Em 1984 a Biblioteca foi transferida, com carácter provisório, para a cave n.º 7, da Praceta do Centro Cívico dos Olivais, aguardando que o palácio do Contador Mor, seu destino final, reunisse as condições necessárias para acolher a biblioteca.

A Biblioteca permaneceu neste local até 1996, ano em que transitou para as actuais instalações.

O palacete, é representativo das antigas casas afidalgadas e de uma época romântica descrita por Eça de Queirós, em Os Maias.

E talvez porque as inúmeras quintas foram desaparecendo e a Casa da Quinta do Contador-Mor permaneceu, estava ali, a despertar memórias, sensações de pertença e de identidade, as gentes locais vão estabelecer relações simbólicas entre a Casa e a descrição de Eça, e passam a designá-la por “Toca” projectando neste espaço o universo do romance.

A partir dos anos 50 o palacete e a quinta foram votados ao abandono até que a Câmara Municipal de Lisboa – Pelouro da Cultura, o recuperou visando o seu aproveitamento cultural, nele instalando a Bedeteca de Lisboa e a Biblioteca Municipal dos Olivais que, à data da inauguração, contava com 17.000 volumes na sua colecção.    


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com