Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Equipamentos > Bibliotecas > O a Z > República e Resistência - Espaço Cidade Universitária (Biblioteca- Museu )
República e Resistência - Espaço Cidade Universitária (Biblioteca- Museu )
Biblioteca-Museu República e Resistência - Espaço Cidade Universitária, 2003, Ernesto Matos (Clique para ampliar)
Biblioteca-Museu República e Resistência - Espaço Cidade Universitária, 2003, Ernesto Matos (Clique para ampliar)

Localização
Rua Alberto de Sousa, 10-A

Data
1 de Dezembro de 2001

O aumento de espólio da Biblioteca-Museu República e Resistência, a multiplicidade de iniciativas que dinamiza, e o acréscimo constante de público, tornaram inevitável uma ampliação de espaço, só possível em novas instalações.

Entre várias hipóteses, a que melhores condições reuniu foi a de aproveitamento dos dois pisos inferiores dos lotes 10 e 11 do conjunto de habitação social do Rego, junto à Avenida das Forças Armadas, cuja construção se iniciou em Dezembro de 2000. Este novo espaço foi inaugurado em 1 de Dezembro de 2001.

A localização é privilegiada, praticamente integrada na Cidade Universitária, e o novo espaço permitiu instalar uma área destinada a exposições, três espaços para leitura, um anfiteatro com cerca de 80 lugares e dois espaços com terminais de acesso à Internet.

Como biblioteca especializada em história contemporânea, é não apenas um importante centro documental com uma extensa colecção de monografias, publicações periódicas e material de arquivo, mas um verdadeiro repositório do legado de generosas gerações que fizeram de Portugal um país livre. A este espólio soma-se a Doação Dulce Ferrão (aproximadamente 26.000 volumes), num total de cerca de 40.000 monografias.

A BMRR apresenta uma variada programação cultural: do xadrez ao cinema, da poesia à história, do teatro à ciência.

Publicou ainda, ao longo dos seus anos de actividade, mais de uma centena de catálogos, e realizou dezenas de exposições, cuja circulação em escolas, associações e colectividades por todo o país tem sido um importante contributo à investigação e divulgação da história recente.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com