Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Equipamentos > Bibliotecas > A a F > Bibliotecas Itinerantes
Bibliotecas Itinerantes
Biblioteca itenerante da Câmara Municipal de Lisboa, em Alfama, 1961, Augusto de Jesus Fernandes, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML-A34789 (Clique para ampliar)
Biblioteca itenerante da Câmara Municipal de Lisboa, em Alfama, 1961, Augusto de Jesus Fernandes, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML-A34789 (Clique para ampliar)

Data
Janeiro de 1961

Em 1960, a Câmara Municipal de Lisboa, adquiriu duas viaturas Citroën, que se destinavam a percorrer todos os bairros de Casas Económicas, para além dos seguintes bairros: Ajuda; Alto da Ajuda; Alto da Serafina; Arco do Cego; Belém; Calçada dos Mestres; Caselas; Encarnação; Madre de Deus; Restelo; Santa Cruz de Benfica; Vale Escuro; Alfama; Boa Vista; Camarão da Ajuda; Furnas; Grilo; Quinta da Calçada; Quinta do Jacinto; Ameixoeira; Carnide; Lumiar; Madragoa e Olivais.

Estas bibliotecas destinavam-se a fornecer leitura domiciliária por um período de 15 dias, no horário de 2.ª a Sábado das 14.00 às 18.00 horas .

Para o efeito, foram adquiridos cerca de 2000 livros de formação moral e espiritual, de estudo, instrução técnico-profissional, divulgação histórico-científica, ficção e poesia. No entanto, só em Janeiro de 1961 começaram a funcionar, percorrendo diariamente esses bairros das 14H00 às 20h00. Em 1965, já circulavam 4 bibliotecas itinerantes, sendo alargado para 48 o número de locais de estacionamento.   

Em 1986, devido ao envelhecimento das viaturas, só funcionava uma biblioteca, que em 1989 foi substituída por uma nova Renault Master T. Três anos depois foi adquirido outro veículo.

A partir de 1994, cada uma das duas Bibliotecas Itinerantes passou a estacionar em 10 locais, estando equipada com jornais, revistas, jogos e mais de 2.400 livros classificados, em livre acesso, e actualizados devido ao apoio de um depósito de difusão.

Para além disso, estas bibliotecas dispõem de um computador para consulta do catálogo colectivo das bibliotecas da rede, facilitam o empréstimo de cd’s, cd-rom’s e dvd’s mediante pedido prévio, e disponibilizam materiais de divulgação com informação dos itinerários e actividades de animação.        


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com