Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Equipamentos > Bibliotecas > G a N > Jardim da Estrela (Biblioteca Quiosque )
Jardim da Estrela (Biblioteca Quiosque )
Jardim da Estrela, biblioteca Municipal ao ar livre, 1940-1949, Horácio Novais, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML-A12289 (Clique para ampliar)
Jardim da Estrela, biblioteca Municipal ao ar livre, 1940-1949, Horácio Novais, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML-A12289 (Clique para ampliar)

Localização
Jardim Guerra Junqueiro (Jardim da Estrela), Quiosque

Data
1937

O Jardim da Estrela (ou Jardim Guerra Junqueiro) foi construído no século XIX, por iniciativa do Conde de Tomar, no local de um pequeno olival, sob a orientação do jardineiro francês Bonnard, coadjuvado pelo português João Francisco, tendo sido inaugurado a 3 de Abril de 1852. Famoso pelo Leão da Estrela, oferecido ao Jardim, em 1871, pelo explorador africanista Paiva Raposo é um local aprazível pelo arvoredo, bancos convidativos, esplanadas, coreto, lago, parque infantil, jardim de infância, miradouro...

Já em 1922, a Ilustração Portuguesa refere a existência de uma biblioteca organizada por Alexandre Ferreira, da Universidade Livre, e por alguns editores, no Jardim da Estrela, “franca à leitura profusamente divulgando as maravilhas da poesia e da prosa portuguesa”, concretizando a sugestão de Maria Carolina Ramos, colaboradora da revista, sobre a necessidade de dotar os jardins de Lisboa de bibliotecas, a propósito da construção de uma biblioteca popular no Parque do Retiro, em Madrid.

Data de 1937 o início da Biblioteca do Jardim da Estrela, constituída por um armário em metal, pintado de verde, e cadeiras de abrir e fechar.

Em 1992, surgiu a ideia de reactivar a leitura que em tempos existiu nos jardins. A 27 Abril de 1993 a Biblioteca Jardim da Estrela abre de novo, em local mais acessível, enquadrada numa campanha do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, iniciativa que visava abrir bibliotecas-quiosque em alguns jardins de Lisboa, onde durante os meses de verão se realizassem várias animações do livro. Terminada esta campanha, a única que permaneceu foi a biblioteca do Jardim da Estrela.

Esta Biblioteca-Quiosque dispõe de cerca de 1.000 livros disponíveis para consulta e empréstimo, jornais, revistas e jogos de entretenimento.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com