Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Toponímia > Praças/Largos > O a Z > Príncipe Real (Praça do )
Príncipe Real (Praça do )
Praça do Princípe Real, Francesco Rocchini, ant. 1895, AFML - A8169
Praça do Princípe Real, Francesco Rocchini, ant. 1895, AFML - A8169

Praça do Príncipe Real

No princípio do séc. XV, esta zona era conhecida por “Alto da Cotovia”, cujo acesso se fazia pelo caminho dos Moinhos de Vento (actual rua D. Pedro V).
Nos anos 50 do século XIX chamavam-lhe largo Dom Pedro V. Este topónimo passou para a rua vizinha e, em 1859, passou a designar-se Praça Príncipe Real. Em consequência da revolução republicana, entre 1911 e 1919, recebeu o nome de Praça do Rio de Janeiro, homenageando o Brasil também, recentemente, republicano (15 de Novembro de 1889).
A praça foi traçada em 1853 e o jardim, plantado em 1869, projecto do jardineiro João Francisco da Silva. Em termos urbanísticos é um exemplo do Romantismo das últimas décadas do século XIX.
No centro da praça está o Jardim França Borges, homenagem ao jornalista republicano, concebido segundo o gosto romântico inglês, organizado em torno de um grande lago octogonal com repuxo.
A tipologia residencial é dominada pelo "palacete", sinal exterior da promoção social ligada ao triunfo do liberalismo, sustentada por especulações na banca e fortunas trazidas do Brasil.
Destacam-se na praça o Palácio Ribeiro da Cunha, da autoria de Henrique Carlos Afonso, e o Palacete dos Anjos de Giuseppe Cinatti.
Freguesia: São Mamede; São José; Mercês
Bibliografia
AUGUSTO-FRANÇA, José, A sétima colina: roteiro histórico e artístico., Lisboa, Livros, Horizonte,  1994, p. 90.
SANTANA, Francisco e Sucena, Eduardo, (dir.), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, [s. n.], 1994, p. 737.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com