Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Palácios > Palácios > A a F > Flor da Murta (Palácio)
Flor da Murta (Palácio)
Palácio da Flor da Murta, do século XVII, Horácio Novaes, 1940/1949, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A11681
Palácio da Flor da Murta, do século XVII, Horácio Novaes, 1940/1949, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A11681

Localização
Rua do Poço dos Negros, 158

Data
Século XVII-XVIII

Localizado entre a Rua de São Bento e a Rua do Poço dos Negros, no cunhal do palácio, é ainda visível o Brasão das armas dos Pereira Faria, Senhores de Aconchel, cuja descendente, D.Guiomar de Faria casou com D. Jorge de Meneses da Casa da Flor da Murta, tomando o palácio este nome.

Desde o século XVI, já existia no local uma primitiva casa, que sucessivamente sofreu alterações e reedificações apresentando-se o edifício actual, barroco, seiscentista, que não sentiu os efeitos do terramoto de 1755.
O palácio possuíu um jardim com mágnificos azulejos setecentistas, hoje dispersos e uma fonte monumental de espaldar que exibia uma carranca representando baco. Existia também uma capela dedicada a Nossa Senhora de Monserrate, desactivada em 1914.
Actualmente, mantém-se apenas a fachada do palácio porque o mesmo foi alvo de recuperação e transformado num condominio para habitação.

O palácio ficou sobretudo célebre no século XVIII, pois nele viveu em 1731, a bela D. Luísa Clara de Portugal da casa dos Castelo Melhor, aia da Rainha D. Maria Ana de Aústria e amante do Rei D. João V, tendo ficado conhecida para a história como a Flor da Murta.

Ver mais fotos do Palácio Flôr da Murta






Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com