Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Palácios > Casas > O a Z > Veva de Lima (Casa)
Veva de Lima (Casa)
Palácio Ulrich e Palácio Anadia, s.a, 1898 a 1908, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A1043
Palácio Ulrich e Palácio Anadia, s.a, 1898 a 1908, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A1043

Rua Silva Carvalho, 238 a 242

Data
Século XIX

A Casa Veva de Lima ou Palácio Ulrich, é assim chamada porque nela viveu Genoveva da Lima Mayer casada com Rui Ulrich. A casa tem cinco pisos, com cave, sótão, jardim, garagem e anexos, destacando-se a interessante entrada nobre do palácio, a escadaria de decoração neoclássica, a imitação das pedras decorativas e o empedrado do átrio com as suas pilastras coríntias.

Foi nesta casa que Genoveva Ulrich, mais conhecida por Veva de Lima, instituíu um salão literário, onde  amigos e artistas conviveram num espaço de verdadeiras tertúlias.

A esta senhora se deveu a iniciativa da venda da flor a favor das vítimas da 1º Grande Guerra (1914-1918), onde e sobretudo na zona da baixa lisboeta, senhoras elegantes vendiam e colocavam flores artificiais na lapela dos casacos de senhores.

Ver mais fotos da Casa Veva de Lima







Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com