Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Palácios > Palácios > A a F > Cabral (Palácio)
Cabral (Palácio)
Palácio Cabral, Vasco Gouveia de Figueiredo, 1968, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A64442
Palácio Cabral, Vasco Gouveia de Figueiredo, 1968, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A64442

Localização
Largo Dr. António de Sousa de Macedo

Data
Século XVIII

O palácio Cabral foi uma residência solarenga do século XVIII, reconstruído após o terramoto de 1755 e pertencente aos senhores de Belmonte, os Figueiredo Cabral.

O edifício desenvolve-se em três pisos, na fachada principal apresentam-se pilastras lisas com portas e janelas em moldura em cantaria. As janelas do andar nobre são em sacada e com varandins em ferro. No interior do palácio, abre-se um amplo espaço com uma escadaria de acesso ao piso nobre, revestido a azulejos, sobretudo nos silhares das portas de entrada com composição figurativa e mitológica.

A capela é decorada a estuque bem como alguns tectos do palácio, e tem também azulejos setecentistas a azul e branco e com pinturas assinadas por João Carlos Binhetti.

A cozinha, espaço interessante do palácio está também decorado com azulejos avulsos, demonstrando a importância que o imóvel ocupou como casa solarenga e nobre setecentista.


Ver mais fotos do Palácio Cabral




Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com