Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Equipamentos > Bibliotecas > O a Z > São Lázaro (Biblioteca Municipal de )
São Lázaro (Biblioteca Municipal de )
Escola primária e depois biblioteca municipal de São Lázaro, s. d., Vasco Gouveia de Figueiredo, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A52824 (Clique para ampliar)
Escola primária e depois biblioteca municipal de São Lázaro, s. d., Vasco Gouveia de Figueiredo, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A52824 (Clique para ampliar)

Localização
Rua do Saco, n.º1

Data
5 de Agosto de 1883

Em 1883, no dia 5 de Agosto, dá-se então a abertura daquela que é hoje a mais antiga Biblioteca Municipal ainda em funcionamento. Anexa à Escola Municipal n.º1, antes dela existia, no mesmo espaço, uma biblioteca escolar, em edifício mandado erigir por Elias Garcia em 1876.

Embora o mesmo vereador afirmasse, em sessão de 20 de Julho de 1881, que “as bibliotecas anexas às escolas municipais serviam tanto para os alunos das escolas municipais, como para o público que concorresse a essas bibliotecas”, a intenção de a converter em biblioteca popular era já manifesta nessa altura.

Biblioteca Municipal de São Lázaro, 2003, Ernesto Matos (Clique para ampliar)
Biblioteca Municipal de São Lázaro, 2003, Ernesto Matos (Clique para ampliar)

Assim, num relatório de 3 de Março de 1883, Feio Terenas, Bibliotecário Geral, afirmava que “Continuo na coordenação e escolha de obras para as Bibliotecas N.º 2 (Rua de S. Domingos à Lapa) e Central. As catalogações são de confecção morosa pelo cuidado que reclamam, o que, juntamente com a organização especial de cada biblioteca e organização geral, absorvem muito tempo.”

Foi na condição de Biblioteca Central que abriu as suas portas, elevando a 3 o número de equipamentos deste tipo que integravam o primeiro esboço de rede de bibliotecas municipais de Lisboa.

Ocupa um edifício de arquitectura neoclássica erudita, patente nas proporções entre pisos, nas dimensões de portas e janelas, e nos capitéis. A sala de leitura, com capacidade para 36 leitores, tem o mobiliário integrado na arquitectura.

Objecto de melhoramentos, lê-se numa notícia publicada no Diário de Notícias, em 11 de Abril de 1916, que “Devido a importantes obras que sofreu, as comodidades oferecidas aos leitores aumentaram de forma a atrair ali imensa concorrência. (...) Nas estantes desta Biblioteca encontra-se um profuso número de livros que tratam de ciências matemáticas, naturais, orgânicas, inorgânicas, sociais, história, filosofia, geografia, medicina, agricultura, direito, pedagogia, administração, belas artes, literatura, linguística, poesia, teatro, romance, revistas, jornais, dicionários, etc.”

Disponibilizou, desde a sua origem, leitura presencial (diurna e nocturna) e empréstimo domiciliário.

Em 1918, na sessão camarária de 19 de Setembro, surge a proposta de constituição de uma hemeroteca:
Quando, em 1926, se dá a queda da Primeira República, vai ser a única Biblioteca Municipal de Lisboa a manter-se em funcionamento, após remodelação. Todas as restantes foram encerradas.

A sua designação actual data de 1938, coincidindo com nova remodelação. No ano seguinte, terminado o inventário do seu acervo, avalia-se o seu fundo antigo em 8.335 volumes.

No ano de 1992 a biblioteca encerrou para obras tendo reaberto a 20 de Novembro de 1993. Alvo de um processo global de reestruturação, conheceu uma ampliação do espaço de uma para quatro salas, ficando dotada de um sector audiovisual e infanto-juvenil.

Voltando a encerrar em 2000 irá reabrir proximamente após nova intervenção, e desta vez enriquecida com a Colecção Padre Ruela Pombo, doada na segunda metade da década de 50, e com a Colecção do Livro Infantil, que reúne mais de 5 mil exemplares, que vão desde o início do século XX até 1979.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com