Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Equipamentos > Bibliotecas > O a Z > Penha de França (Biblioteca Municipal da )
Penha de França (Biblioteca Municipal da )
Biblioteca Municipal da Penha de França, 1968, Armando Serôdio, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A62951 (Clique para ampliar)
Biblioteca Municipal da Penha de França, 1968, Armando Serôdio, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A62951 (Clique para ampliar)

Localização
Calçada do Poço dos Mouros, n.º 2

Data
13 de Abril de 1964

Instalada num edifício cuja origem remonta provavelmente aos finais do século XVI, tendo sido a casa nobre da antiga quinta de Alperche, a Biblioteca Municipal da Penha de França, foi inaugurada em 13 de Abril de 1964, após obras de adaptação e beneficiação do espaço. A sua bibliotecária era, à data da abertura, Deolinda da Conceição Santos.

Contando cerca de 10.000 volumes à data da sua abertura, para esta biblioteca foi transferida, da data da sua inauguração até ao ano seguinte, a secção de ciências civis da Biblioteca Municipal Central, afim de atenuar as dificuldades de gestão espaço sentidas no Palácio Galveias.

Biblioteca Municipal da Penha de França, 2003, Ernesto Matos (Clique para ampliar)
Biblioteca Municipal da Penha de França, 2003, Ernesto Matos (Clique para ampliar)

Foram então adquiridos 3.283 volumes, onde figuravam obras como a História de Portugal Restaurado, do conde da Ericeira, a História de Portugal, edição monumental, dirigida por Damião Peres, a História da Poesia Portuguesa, de João Gaspar Simões, O mundo que os portugueses criaram, de Armando Aguiar, Lisboa – oito séculos de História, a colecção completa dos Clássicos Sá da Costa, e obras de consulta, nomeadamente enciclopédias e dicionários, além de considerável número de obras recreativas e de divulgação histórica e científica.

Em 1967, no prosseguimento do plano de renovação do recheio bibliográfico das Bibliotecas Populares Fixas, foi elaborada uma relação de cerca de 500 volumes, destinados à Biblioteca da Penha de França.

Esta biblioteca foi a primeira a ser remodelada e informatizada, tendo reaberto em 1992, com estantes em livre acesso, um espaço audiovisual e uma sala infanto-juvenil, que ocuparam o rés-do-chão, que antes servia de depósito.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com