Espaço e Tempo Revelar LX
Espaço e Tempo Revelar LX
APRESENTAÇÃO PONTOS INTERESSE PROJECTO ESCOLA MAPAS ACONTECE ENVIE POSTAL EFEMÉRIDES ENGLISH  english
 
SABIA QUE...
Página Principal > Pontos de Interesse > Equipamentos > Bibliotecas > G a N > Natália Correia (Biblioteca Municipal )
Natália Correia (Biblioteca Municipal )
Biblioteca Municipal do Bairro Padre Cruz, 1964, Armando Serôdio, Arquivo Fotográfico Municipal, AFML - A83432 (Clique para ampliar)
Biblioteca Municipal do Bairro Padre Cruz, 1964, Armando Serôdio, Arquivo Fotográfico Municipal, AFML - A83432 (Clique para ampliar)

Localização
Bairro Padre Cruz
Rua Rio Cávado

Data
1997

A Biblioteca Municipal do Bairro Padre Cruz, foi inaugurada em 25 de Outubro de 1962, na Rua Rio Tejo, com um fundo inaugural de cerca de 1.200 volumes. Permaneceu neste local até ser transferida para o actual espaço. Extinta a Biblioteca das Furnas, em 1989, recebeu parte dos seus fundos.

Em 1997, é inaugurada a Biblioteca Municipal de Carnide, no edifício polivalente da Acção Social e da Biblioteca. Instalada no novo espaço visava reforçar a política e integração social da leitura pública. Em 8 de Março de 1998, para homenagear e manter viva a memória de Natália Correia (1923-1993), referência da literatura portuguesa. 

Biblioteca Municipal Natália Correia, 2003, Ernesto Matos (Clique para ampliar)
Biblioteca Municipal Natália Correia, 2003, Ernesto Matos (Clique para ampliar)

Do seu espólio, de cariz generalista, destaca-se também um catálogo bibliográfico especializado na temática gastronómica, sobre os modos e usos da mesa, da alimentação e da arte de bem cozinhar.

Este fundo de Culinária e Gastronomia encontra-se em franco e constante crescimento e já compreende cerca de 1000 espécies bibliográficas que se oferecem à investigação dos estudiosos ou à simples consulta de leitores amantes da Gastronomia. Privilegiando a Cozinha e a Gastronomia Portuguesas, o acervo conta ainda com um significativo lote de documentos sobre a cozinha e a gastronomia internacional.

Na base da criação desta área esteve o interesse crescente que estas matérias têm vindo a suscitar. Dessa forma, comemorando-se em 1999 o bicentenário do nascimento de Almeida Garrett, julgou-se oportuno assinalar a efeméride através de uma recolha de referências a comezainas e banquetes na obra deste escritor, de que resultou Garrett e a Gastronomia, o mesmo se verificando no ano 2000 para assinalar o centenário da morte de Eça de Queirós, com Eça e a Gastronomia.


Saber mais em:


Voltar contacte-nos imprimir página guardar página enviar endereço
Mapa do Sítio | Perguntas Frequentes | Assine o Livro de Visitas | Política de Privacidade e Segurança | Adicione aos favoritos | Sugira a um Amigo | Links Úteis
  Bibliotecas Municipais de Lisboa Arquivo Municipal de Lisboa Símbolo de Acessibilidade Visite o sítio português do projecto light Projecto co-financiado por Bandeira UE INTERREG 3C Câmara Municipal de Lisboa  
© 2005 - REVELAR LX - Todos os direitos reservados.  seara.com